Nasceu em 10 de abril de 1957, em Santa Cruz do Sul - RS, onde reside atualmente. Trabalhou por muitos anos em uma empresa e o artesanato esteve presente desde os seus 15 anos. Durante todos esses anos, desenvolveu seu trabalho em peças de crochê, tricô, patchwork e pintura, participando sempre de eventos como feiras e sendo integrante da Associação Recanto do Artesão, localizada na mesma cidade. A arte manual esteve presente desde muito cedo, e, com a influência de sua irmã, seguiu em busca de sempre melhorar e aprender novas técnicas.
É Artesã desde 1988, atuando no segmento de Fios/Ponto Cruz, Fios/Crochê , Fios/Tricô, Papel/Trançado e Pintura/Tecido. Fez do artesanato sua principla fonte de renda, e serviu de inspiração para sua irmã e muitos outros artesos ao longo de sua caminhada no artesanato!
É artesã há pouco mais de 2 anos, quando fez pela primeira vez a sua carteira de Artesã! Desde então, isso se tornou sua principal renda. Faz chinelos com macramê, bordados com pedras e também peças em crochê e tricô.
É natural de Cachoeira do Sul e mora em Santa Cruz desde fevereiro de 2001. Formou-se no ensino médio como professora, mas hoje é policial militar e trabalha em Santa Cruz do Sul. Começou no artesanato fazendo crochê quando tinha 14 anos para participar de um concurso de prenda juvenil no Centro de Tradições Gaúcha, na sua cidade natal. Já fez bonecas de pano, pinturas em panos de prato, pinturas em madeira e patchwork. Atualmente, trabalha com enxoval de bebê, fazendo bordados em toalhinhas personalizadas, naninhas, almofadinhas de alívio, guirlandas de porta de maternidade e toalhas de banho personalizadas. O que a inspira a fazer artesanato é usar a criatividade para construir algo que deixa as pessoas admiradas, além de ser uma terapia.
Tem 51 anos, é casada e tem um filho. Nasceu e mora em Santa Cruz do Sul/RS. Estudou até o 2º grau e começou a trabalhar com 14 anos nas empresas da cidade. Encontrou-se no artesanato depois de casada, onde não parou mais. Hoje participa de feiras nas praças e arredores das cidades vizinhas e tem seus artesanatos na loja Recanto do Artesão na cidade de Santa Cruz do Sul. Seus trabalhos podem ser vistos no Instagram e Facebook. O que a inspira a fazer artesanato é o poder da criação, inovando, buscando ideias e clientes satisfeitos.
Nascida em Tucunduva-RS em 1954, atualmente reside em Santa Cruz do Sul - RS. Tem formação em curso superior licenciatura em Letras e é professora aposentada. Faz artesanato desde 2005 e participou de várias feiras, Teve professoras muito competentes que a ajudaram e incentivaram na sua caminhada artística. Através da arte, expressa seu sentimento, criatividade e dedicação, contribuindo e se inteirando com a sociedade. É muito feliz e grata por fazer parte desse meio artístico.
Nasceu em Rio Pardo, em 1957. Formou-se em Licenciatura em Artes Visuais com Pós-Graduação em Ensino de Artes. Desde criança, gosta de desenhar e pintar. Como estudou em um colégio de freiras, aos 12 anos aprendeu tricô e crochê nas aulas de educação artística. Alguns anos depois, começou a fazer tricô e vender, então comprava revistas para tirar modelos. Desde então, sempre que desejava aprender algo diferente, comprava, quando podia, ou arranjava emprestado livros e revistas, e foi aprendendo assim. Mais tarde, fez cursos para aprimorar o que já sabia fazer. O que considera importante em sua trajetória é o fato de seu trabalho ser reconhecido e apreciado, e com isso poder repassar seu conhecimento e habilidades a outras pessoas. As técnicas mais usadas são a pintura e o desenho. O que a inspira a fazer arte é o processo de fazer arte, criar e transformar. É saber que ao terminar uma peça haverá uma transformação visual, emocional e pessoal. E ainda que essa peça se pareça com outra, elas nunca serão iguais. Cada peça será única.
Nasceu no dia 06 de março de 1980 na cidade de Catuípe/RS, onde viveu sua infância e adolescência. Quando adulta, residiu em Ijuí/RS e, no ano de 2019, passou a residir em Santa Cruz do Sul/RS, onde se encontra até hoje. Trabalhou por dez anos no centro administrativo de uma empresa do setor privado. Após isso, se dedicou à família e, consequentemente, aos trabalhos manuais. Desde criança, por influência de sua mãe, produziu peças – a maioria em crochê. Já adulta e depois de muitos anos, evoluiu em suas produções e dedicou mais tempo a essa função.
Atualmente, suas produções são, em sua maioria, peças autorais, e em alguns casos são reproduções de cursos que participou. Apesar de o crochê estar em sua vida desde criança, foi somente em 2019 que ele realmente desabrochou, passando de um hobby para uma profissão e fonte de renda. A dedicação e carinho são pontos relevantes nessa caminhada. É grata pelo dom de transformar fios em peças úteis às pessoas e por todos aqueles que admiram e confiam em seu trabalho.
Nasceu em 11 de fevereiro de 1985, em Porto Alegre. Desde jovem, foi imersa no mundo do artesanato, uma paixão herdada de sua família. Iniciou sua jornada no artesanato com apenas 10 anos, influenciada pela dedicação de sua mãe, que além de educadora, era uma artesã talentosa. Trabalhar com sua mãe foi fundamental para seu desenvolvimento, fornecendo-lhe uma base sólida e uma profunda compreensão das técnicas artesanais. Após concluir o ensino médio, Farah decidiu seguir a carreira que havia começado na infância. Um marco significativo na sua trajetória foi sua participação na criação da Casa do Artesão de São Jerônimo, onde foi uma das primeiras sócias. Esse projeto teve um impacto importante na promoção e valorização do artesanato local.
Participa do Recanto do Artesão de Santa Cruz do Sul desde 2019 e da Casa do Artesão de Santa Cruz do Sul desde 2018. Com mais de 22 anos de experiência na área, sua carreira é um testemunho de dedicação e paixão pelo artesanato.
O que realmentea inspira é a capacidade de criar peças especiais e personalizadas, carregadas de amor e atenção aos detalhes. Para ela, o artesanato é mais do que uma profissão; é uma forma de tocar vidas e criar memórias duradouras. Seu compromisso em oferecer experiências únicas e significativas a cada cliente reflete sua profunda conexão com a arte e sua dedicação ao ofício.
Nascida em 24 de outubro de 1959, Santa Cruz do Sul-RS. Comecei no
Artesanato quando tinha 14 anos, fiz meus cursos no Sesi, pintura em tecidos, tricô, crochê, corte e costura. O tempo passou, casei, tive minha primeira filha, fiz todo o enchoval dela em crochê. Tive que trabalhar fora pra complementar a renda familiar, fazia crochê pra família e para colegas de trabalho. O tempo foi passando e chegou minha aposentadoria bem na época da Pandemia da COVID . Comecei a a confeccionar mais peça, tinha mais tempo pra me dedicar.
Desde 1958, Santa Cruz do Sul - RS é meu lar e também o ponto de partida da minha jornada criativa no artesanato. Como autodidata, mergulhei nesse universo encantador e participei de eventos importantes como a Festa das Flores e as Feiras de Cucas. Hoje, exponho meu trabalho na loja Recanto do Artesão e nas redes sociais. Cada peça reflete dedicação, cuidado e uma paixão enorme por transformar ideias em arte.
Nasceu em julho de 1986, é formada em Pedagogia e é mãe atípica de dois meninos e uma menina. Desde muito cedo foi influenciada pela arte através de seus pais: sua mãe, professora de pinturas e demais técnicas associadas, e seu pai, desenhista, que também a ensinou a trabalhar com biscuit, uma de suas maiores paixões! Desde os doze anos, trabalha com peças de pintura e desenho, crescendo aprendendo este ofício e se aperfeiçoando. Hoje, tem no artesanato sua principal fonte de renda junto aos desafios da maternidade atípica. Através do crochê e do trabalho em feltro que desenvolveu ao longo dos anos, viu nessas técnicas a possibilidade de trabalhar mais os desafios sensoriais e motores que seus filhos enfrentam. O trabalho que desenvolve atualmente está nesse nicho: peças artesanais sensoriais, brinquedos pedagógicos e maternidade. Acredita que, através do artesanato, podemos melhorar a vida dos nossos filhos.
Possui formação em curadoria, artes visuais, produção cultural, design gráfico, história da arte e comunicação Social - Publicidade e Propaganda. Atua há mais de 22 anos na área cultural. Participou da organização de mais de 100 exposições, assinando a curadoria de dezenas de mostras nacionais como curadora independente e compartilhada. Atualmente presta assessoria e consultoria para artistas de 29 países. Seu trabalho como artista visual soma prêmios e honrarias e é representado por galerias e marchands do Brasil, de Portugal, da Suíça e do México.
Natural da cidade de Niterói/RJ, Léo Barreto começou a fotografar profissionalmente em 2018, quando se mudou para Caraíva/BA.
Desde então, dedica-se a registrar a vida cotidiana em todas as expressões da natureza étnica, com passagens pelo Território Indígena do Xingu/MT e Pataxó/BA, além da paisagística.
Em 2022, promoveu a sua primeira exposição, intitulada "Pelos Meus Olhos 1" Caraíva/BA, com imagens que ressaltam a expressão dos nativos, a cultura indígena e a beleza do biossistema.
Em 2023, promoveu a exposição " Pelos Meus Olhos 2" Santa Cruz do Sul/RS, retratando a região rural do Vale doTaquari e toda a importância histórica da colonização alemã.
Produziu e dirigiu o curta metragem Raízes, recebendo Menção honrosa no Festival de Cinema de Trancoso em 2023.
Participou da produção de mais uma dezena de curtas metragens.
Viver Libras, empresa especializada em Tradução e Interpretação em Libras bem como em outras áreas da acessibilidade e inclusão. Empresa que deu inicio em 2023 com as profissionais Cíntia Adam e Kezia Franco que atuam na área a mais de 10 anos. A empresa tem como objetivo trazer olhar diferenciado para a inclusão.
Graduada em Pedagogia Educação
Especial pela PUCRS
Docente da Rede de Santa Cruz do Sul
Integro a equipe da Pediatree
Diretora do PonTEA
Especialista em Alfabetização e Letramento
Especialista em Desenvolvimento Infantil pelo Lydia Coriat, certificado pela FADERGS
Atualmente integrante da equipe do Girassol-CMA
Apaixonada pela Educação, infâncias e famílias.
Roberta Machado Dorneles, terapeuta ocupacional graduada pela universidade federal de Santa Maria (UFSM), pós-graduanda em neuropediatria e neurodesenvolvimento. Há mais 7 anos atuando com o desenvolvimento humano. Terapeuta Ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial II de Santa Cruz do Sul e do Centro Municipal de Atendimento ao Autista.
Fernando Pozzobon da Costa é produtor cultural, audiodescritor e consultor em acessibilidade. Produtor executivo do Festival Assim Vivemos e do Festival Experimenta. Foi assistente de produção do Programa Assim Vivemos na TV Brasil (2009), o primeiro da TV brasileira com acessibilidade comunicacional. Roteirista e narrador de audiodescrição desde 2012. Consultor e produtor de acessibilidade em diversos projetos. Foi coordenador de equipe de audiodescrição na Rio+20 e Jogos Olímpicos Rio2016. Atuou também nos projetos Acessibilidade no Teatro Carlos Gomes e no Teatro Oi Futuro. Fez a produção da exposição Ao TAPETE VERMELHO, de Umberto França, no CCJF-RJ. A partir de 2017 realizou a gestão e produção de eventos da Casa Círculo, em Santa Maria-RS. Foi proponente de diversos projetos, notadamente na área musical e de educação ambiental. Atualmente, reside em Santa Cruz do Sul, onde foi assistente de produção do Santa Cruz Jazz n' Blues. Realizou a produção da Exposição Luz e Design. Foi contemplado no edital 09 da Lei Paulo Gustavo em nível estadual, com o projeto Imaginário das Artes Visuais de Santa Cruz do Sul. Participa também de projetos vinculados aos Amigos do Cinema e da captação de recursos para a itinerância da exposição Terra Chama, de Magui Kampf.
Lúcia de Figueiredo - Diretora executiva
Luira Quadros - Gestora Cultural
Juliane Mai - Curadora
Farah Andrade - Coordenadora técnica
Léo Barreto - Fotógrafo
Fernando da Costa - Gestor de Acessibilidade